Laurie Halse Anderson - Fale!



Título Original: Speak
Autor (a): Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
Páginas: 248
Ano: 2013


“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.”Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.

"Fale! é um livro impactante e corajoso, que incentiva a reflexão e o debate. É para ser lido com o coração e, principalmente, relido com a alma."


E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?



"O senso de humor sarcástico, a honestidade e a coragem da adolescente fazem dela não só uma personagem inesquecível, uma heroína cujo triunfo decisivo dará nova força aos leitores."
- Booklist


"Eu: É. Vou te contar."

Confesso, eu já havia assistido ao filme - O silêncio de Melinda, 2004 - e vou admitir, mais de uma vez, mas foi apenas no final do mês passado que adquiri o livro, e fiquei bem animada por finalmente ler a história de Melinda, o que fez a autora passar despercebida por mim, quando o livro chegou, no início desse mês, fiquei duplamente feliz e li as 224 páginas em poucas horas, o que não fazia, confesso, a bastante tempo.

Laurie é uma excelente escritora. Pode concordar ou descordar de mim, não me importo, a dois anos venho formulando essa opinião, desde que li Garotas de Vidro, um livro do qual não consigo esquecer, a  cada página que via Lia e sua dor nitidamente diante de mim, e até sofri junto a ela de uma forma impressionante, mas isso é história para uma próxima resenha, o que quis dizer nesse parágrafo, foi afirmar que ver o nome de Laurie só me fez querer devorar as palavras, sentimentos e circunstancias mais depressa, e novamente a escritora me fez viver com uma jovem protagonista, como uma sombra querendo agarrar sua mão e dizer: Pode confiar em mim!

O incrível é que desde o início você sabe o que aconteceu com ela e quer que ela grite para todos ouvirem, mas entende o porque que ela não fala, porque você também não quer falar, a lembrança, ou no caso do leitor, imaginar a cena, é doloroso. E viver isso aos treze anos é inimaginável, e ela consegue progressivamente lidar com o que houve,  com os olhares furiosos inconscientes do fato, com a pressão que as pessoas exercem sobre ela, e finalmente com o troço. 


Melinda um paradoxo pulsante como todo ser humano, e se torna a garota que você vê no ponto todas as manhãs, ou a garota da sua sala que senta sempre nos cantos, ela é aquela que nunca sorri ou fala, ela é a garota cujo olhar te faz refletir.



- respira-

Enfim, não sei se deu pra perceber, mas eu gostei muito desse livro, gostei dele ter sido narrado na primeira pessoa, gostei de apesar de ter um tema pesado, ele conseguir provocar humor, gostei da edição que a editora fez, principalmente por ter "enxergado" esse problema no nosso país, já nas últimas páginas e fazendo um apelo para os leitores sobre a importância da denúncia, amei a capa, que quem ler vai compreender que a imagem tem tudo a ver com o livro e principalmente, gostei de poder compartilhar com vocês esse livro que com certeza indico. =)

Obrigada a quem conseguiu ler até aqui. Não deixe de compartilhar o que achou se já leu ou se quer ler, sua opinião é fundamental para o blog. 


+trailer o silencio de Melinda, 2004



2 comentários:

  1. Já ouvi muito falar desse livro.
    Mas não tive a oportunidade ($$) de lê-lo.
    Futuramente farei isso.

    http://leiaeimagine2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus, o livro vale o investimento. Mesmo assim, procure por ele e outros títulos em sebos que sai mais barato.

      Excluir

Por favor respeite aos escritores deste blog assim como aos demais leitores, não use expressões de baixo calão.