Suzanne Collins: Em Chamas

Título original: Catching Fire
The Hunger Games: #2
Autor: Suzanne Colins
Editora: Rocco
Páginas: 416
Ano: 2011

ISBN: 978-85-7980-064-1

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aquila e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizarão o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.


MATAR OU MORRER. NÃO HÁ ESCOLHA. NA ARENA, O MAIS CAPAZ VENCE. OS JOGOS VORAZES CONTINUAM


A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.


Convença a mim.


O segundo livro da trilogia The Hunger Games é de longe o meu favorito, nele a autora emprega uma sequencia de cenas que não deixam o leitor respirar, a todo instante está acontecendo algo. O que, para leitores como eu, que não suportam cenas paradas - nesse gênero literário - e fica sempre ansioso para o próximo "round" é excelente.
E posso dizer que a autora acertou com as personagens, embora ainda pouco fluídos, seus sentimentos são mais claros, as dúvidas, os amores, o sofrimento, a dor, foram mais claros e menos contidos, as personagens agora expressam suas emoções.

Eu a vejo nas flores amarelas que crescem na Campina perto de minha casa. Eu a vejo nos tordos que cantam nas árvores. Mas, acima de tudo, eu a vejo na minha irmã, Prim.


Como a narrativa é em primeira pessoa, é de suma importância que a personagem que narra esteja atenta aos detalhes, já faz parte dos extintos de Katniss ser observadora, então não acho que tenha passado algo despercebido por ela, é claro que a compreensão de certos pontos não são efetuados na hora - e se fossem seria uma chatice - mas, é legal como as coisas vão se encaixando para ela, porque é como se sua mente trabalhasse em conjunto com a da personagem, formulando hipóteses, achando respostas.

Como resposta, ele faz uma negativa com a cabeça de maneira quase imperceptível. 

Os cenários superam os do título anterior. Agora o leitor conhece Panem, conhece as responsabilidades de cada Distrito, suas características e entende um pouco melhor as ações de seus respectivos nativos. 
Adiciona-se isso ao fato que as personagens secundárias ganham um passado, tornando-se mais estáveis, agora elas deixam de ser figurantes e participam mais do texto.

Eles não podem me fazer nenhum mal. Não sou como vocês. Não há mais ninguém no mundo que eu ame


E por último, mas não menos importante... A arena. 
Acho sinceramente que foi a parte que mais gostei, ela é bem elaborada e as coisas fazem sentido nela, não surgem do nada, a todo instante aparecem dicas que desmiúçam as bases da arena, e quando você entende o funcionamento é extraordinário.   

Lembre-se, garota em chamas, ainda estou apostando em você.

Então é isso, Em Chamas é um livro que recomendo com certeza, vale a pena e para mim é o melhor da trilogia, Por isso 5 xícaras para ele!

Tique-taque
não resisti

E então, ficou curioso? Já leu? Não deixe de comentar, sua participação é indispensável para nós do triocoffee!
Abraços, e até a próxima.





4 comentários:

  1. Amoooo esse livro...
    Ele é perfeito tanto na história quanto na capa hehehe
    O melhor da trilogia ;)
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente, o melhor da trilogia com certeza!

      Excluir
  2. Eu li o livro Jogos Vorazes e me surpreendi com a história, eu adotei uma filosofia de não assistir nenhum filme baseado em alguma obra literária sem antes ter lido, por isso estou muito curioso e ansioso para ler Em Chamas e espero que seja uma ótima leitura :)
    Beijos, Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei da sua filosofia Carlos, é sempre bom ler o livro antes de ver o filme, só não vale se decepcionar muito, porque como é uma adaptação cinematográfica, acabam cortando algumas coisas e ajustando outras. Mesmo assim, o olhar crítico sobre as duas obras é importante. No caso dessa trilogias o livro é bom e o filme também.

      Excluir

Por favor respeite aos escritores deste blog assim como aos demais leitores, não use expressões de baixo calão.