Jay Asher - Os 13 Porquês (Desafio Literário)

Título original: Thirteen Reasons Why
Autor: Jay Asher
Páginas: 256
Ano: 2009
ISBN:  9788508126651
Tradutor: José Augusto Lemos


Ao chegar em casa após um dia comum, Clay Jensen recebe uma correspondência anônima contendo sete fitas cassetes, curioso com o pacote inusitado logo procura uma forma para ouvi-las. O que Clay não esperava entretanto, era ouvir a voz de Hannah Baker, a garota por quem se apaixonou no colégio e também a garota que cometeu suicídio duas semanas antes.

Cada lado das sete fitas contém uma mensagem gravada que Clay junto ao leitor descobre ser a enumeração dos motivos que levaram Hannah a tomar uma decisão tão extrema e da qual, de alguma forma Clay assustadoramente faz parte.

"Eu queria contar tudo pra você. E isso machucava, porque algumas coisas eram assustadoras demais. Algumas coisas nem eu entendia."

Em 'Os Treze Porquês' mergulhamos noite adentro com Clay, seguindo os comandos de Hannah que nos levará a conhecer lugares, pessoas, situações e sentimentos que a levaram escolher o fim, o autor consegue criar uma ligação do leitor com Hannah, nos fazendo sofrer tanto quanto Clay ao "ouvir" as confissões.

"... Eu gostei da Hannah que conheci. Talvez eu pudesse até amá-la. Mas você tomou a decisão de não deixar acontecer, Hannah. Foi você quem decidiu."
Quanto mais avança na leitura, mais o leitor se da conta de que Hannah é real, ela pode ser qualquer garota ou garoto vítima de "apenas uma brincadeira" que logo virou um boato maldoso, tornando essa Hannah carregada de inseguranças e temores.
- Como você está se sentindo hoje?
- Neste exato momento?
- Neste exato momento.
- Neste exato momento, me sinto perdida, eu acho. Meio vazia.
- Vazia como?
- Simplesmente vazia. Simplesmente nada. Não me importo mais. 
Asher surpreende, apesar deste ser seu primeiro livro ele escreve com a sensibilidade e destreza que muitos veteranos ainda almejam. Cativante, doloroso e real, 'Os treze porquês' traz aquela vontade de poder voltar no tempo e impedir que tudo aconteça, por Hannah que se foi e por Clay que ficou.
Eu quis ligar pra alguém. Contar o que tinha acontecido, e que doía. Mas não havia ninguém ali. Ninguém com que eu pudesse contar. Ninguém disposto a abrir mão do sono para ouvir minhas queixas. Ninguém que se importasse. Então eu virei pro lado e a dor veio. Rápida. Forte. Devastadora. Senti minha alma se rasgando ao lembrar daquelas palavras. E dói. Ainda dói.


Desafio LiterárioUm livro com um número no titulo.

2 comentários:

  1. Nossa que resenha bacana! Eu estou louca para ler esse livro!
    http://infinitoinesperado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Por favor respeite aos escritores deste blog assim como aos demais leitores, não use expressões de baixo calão.