James Patterson - Bruxos e Bruxas



Título original: Witch & Wizard
Bruxos e Bruxas: #1
Autores: James Patterson e Gabrielle Charbonnet
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Ano: 2013

Bruxos e Bruxas
Best-seller #1 do The New York Times e da Entertainment Weekly


O regime político agora tem outro nome, Nova Ordem, liderada pelo O Único que é o único, que matem o povo sob mãos de ferro. Tudo é proibido, qualquer forma de expressão artística, manifestação popular e até meios de comunicação como a internet, com formas de  punição atrozes.
É nesse cruel cenário que os irmãos Allgood – Whit e Wisty – vivem e veem suas vidas viras de cabeça pra baixo depois de serem arrancados de sua casa pelos soldados da Nova Ordem, acusados de bruxaria, são imediatamente separados de seus pais e levados a uma prisão.
                Na prisão se deparam com inúmeros jovens que foram tidos como desaparecidos, mas que na verdade foram sequestrados pelo governo e mantidos presos, porque aos olhos da Nova Ordem todos os jovens menores de dezoito anos são suspeitos de conspiração, privados da liberdade esses adolescentes tem seus futuros incertos.
                Aos poucos os irmãos Allgood entendem que é responsabilidade deles lutar contra esse governo tirano.

“O maior contador de histórias dos Estados Unidos”
Forbes

“Ele sabe como fazer o leitor virar as páginas.”
San Francisco Chronicle




É como entrar em um pesadelo...”.
Concordo plenamente com esse trecho que esta na capa do livro, Bruxos e Bruxas é um pesadelo! E isso não é “pegadinha do malandro”. O livro é péssimo.
Fiz questão de colocar logo de início que ele é Best-seller #1 do tão conceituado The New York Times para eu mesma entender que atualmente isso não está valendo de muita coisa. Não querendo desvalorizar a importância de um livro na lista de Best-seller do The New York Times, mas eles contribuem muito para o julgamento de um livro e geralmente são livros bons, mas esse foi H-O-R-R-Í-V-E-L-!
É difícil dizer o que detestei mais, o estilo da escrita, as piadas de mau gosto... – respirando fundo – o livro é ruim por inúmeros motivos, toda a estrutura é fraca, os personagens são mal construídos, os protagonistas são quase a mesma pessoa, a escrita é imatura – é um livro pra adolescentes, mas a linguagem é pra crianças – a ausência de personalidade em todos os indivíduos e a ausência de coerência.
Como pró, a ideia inicial de um mundo onde o governo é tirano a ponto de tirar a liberdade das pessoas – uma critica, já que não esta tão longe da nossa realidade –, o envolvimento com a magia que sempre encanta aos leitores, e uma revolução. Além do jogo da narração, hora feita por Whit, hora feito por Wisty.
Claro que o livro tem muitos fãs, e talvez James Patterson seja um autor realmente fabulo e tenha apenas cometido um deslize nesse título, pessoalmente não posso afirmar isso, já que Bruxos e Bruxas e o Dom – continuação – foram os únicos livros dele que li.
                Até então, a minha opinião se resume perfeitamente com a classificação de uma estrela que o livro ganhou.

* Se você concorda ou discorda comigo, deixe sua opinião nos comentário e nos ajude a agregar novos pontos de vista a respeito dessa obra e de outras. Abraços!

2 comentários:

  1. Oi Aquila. Gostei muito da idéia do blog, suas resenhas são muito bem elaboradas e elas conseguem nos mostrar uma visão muito boa dos livros. Desejo toda sorte para vocês e não desanimem . Como sugestão, digo para diversificar o conteúdo assim irão atrair vários públicos. Podem falar de filmes, séries, jogos, etc. Desde os mais antigos aos atuais. Se precisar de ajuda, só falar. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Vitorino, vou tentar diversificar sim, que tal sugerir um título para próxima resenha. A sugestão pelos leitores é sempre bem-vinda. =)

    ResponderExcluir

Por favor respeite aos escritores deste blog assim como aos demais leitores, não use expressões de baixo calão.