Veronica Roth - Divergente



Título original: Divergent
Divergent: #1
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 504
Ano: 2012

Em uma Chicago futurista, para evitar desavença e promover paz à sociedade passa a ser dividida em cinco facções – abnegação, audácia, erudição, amizade e franqueza - cada uma representando uma virtude, facções essas que embora colaborem para uma mesma cidade, em diferentes setores, não se permutam.
               


Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade.

Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição.

Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza.

Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação.

E os culpavam a covardia se juntaram à Audácia.



     As crianças desta sociedade são criadas nas facções de seus pais até os dezesseis anos, quando são submetidas a um teste de aptidão pra saberem com qual facção se identificam mais, após esse teste elas deverão escolher se continuaram em sua facção raiz ou se migraram para outra em uma cerimônia de iniciação.
     Após a cerimônia, cada indivíduo seguirá com sua nova facção, onde passara por treinos e testes que concluíram se poderá ou não ser iniciado, caso não atinja as expectativas é rejeitado, jogado a margem da sociedade, tornando-se um sem-facção.
     É nesse contexto que a protagonista Beatrice - Tris - Prior se encontra, nascida na Abnegação, tem de escolher se permanecera ao lado de sua família ou se os abandonará para expor o que realmente é. Sua escolha fica ainda mais complicada quando seu teste é inconclusivo, fazendo dela uma divergente.


UMA ESCOLHA
Define suas crenças

UMA ESCOLHA
Define quem são seus amigos

UMA ESCOLHA
Determina sua lealdade... Pra sempre

UMA ESCOLHA
Pode te transformar.



     Sabe aquele livro que você lê sem parar e quando chega às últimas páginas você não quer terminar porque não quer abandonar a história? Pois é, Divergente é exatamente este tipo de livro.
     Divergente faz seu coração acelerar a cada página, é instigante e completo, com direito a ação, suspense, aventura e um toque de romance – sem ser meloso –, com personagens bem descritas e cenários que se constroem em sua mente.
     Veronia Roth faz um excelente trabalho mantendo o ritmo durante todo o livro. Além do mais, a protagonista luta a todo instante para conquistar seu lugar, dona de uma personalidade forte, Tris é humanamente palpável.
     Estou muito ansiosa para assistir ao filme que estreia hoje aqui no Brasil, e espero que em suma a adaptação não deixe de, como o livro, ser eletrizante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor respeite aos escritores deste blog assim como aos demais leitores, não use expressões de baixo calão.