Gayle Forman - Se eu ficar

Título original: If I stay Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Ano: 2014
ISBN: 9788581635415



A última coisa de que Mia se lembra é a música.
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.


"Impossível parar de ler"
- The Bookseller



Assim que o livro chegou na livraria da minha cidade, corri pra comprar. Não estou exagerando, comprei-o com tanta urgência como se ele fosse o último do estoque e não apenas mais um entre tantos.
Toda essa urgência foi causada pelo trailer da adaptação do livro para os cinemas, que estréia mês que vem (setembro). Os dois minutos e dezenove segundos fizeram com que me apaixonasse pela história sem nem mesmo conhecê-la ainda.

E quando abri o livro veio aquele aviso que você força a se dar quando espera muito de algo: 'Relaxa, nem é isso tudo que está imaginando.' E li as primeiras páginas com aquele pensamento de 'Não me decepcione', e depois tudo que restou foi 'Não acaba, não'. 
Eu amei a história, a forma como é narrada, com aquele devaneio de lembrança, aquela nostalgia que aperta o peito, aquela vulnerabilidade que a perda te trás.

Com uma sensibilidade indescritível a autora te leva a sentir o mesmo que Mia, todas as inseguranças de um relacionamento, a vontade de ser uma pessoa audaz, aquele medo de não ser realmente bom em algo, embora dedique-se aquilo ou a alegria de sentir que realmente é bom e ser admirado por isso. A confusão quando se torna especial para alguém, sem nem saber o porquê.


O medo da perda, no cotidiano não imaginamos como seria perder os pais, mas Mia provoca essa reflexão no leitor, e é tão doloroso que você só deseja que eles possam ser eternos. A perda de um irmão que você viu nascer, crescer e amou todos os dias por mais pentelho que fosse e como as coisas não fariam sentido sem eles, e como seria ter de seguir em frente, o quão difícil seria, seria mais fácil apenas ir também.


E é assim que a história segue, recheada de sentimentos únicos, de dúvidas, de escolhas a serem feitas, intercalando lembranças saudosas ao presente cinza, angustiante. E você não consegue imaginar como será o futuro de Mia, se ela ficar...

E mesmo assim, espera que ela possa.


Às vezes você faz escolhas na vida, e às vezes as escolhas fazem você.



+ Download de um trecho do livro

3 comentários:

  1. Estou muuito curiosa pra ler esse livro! Adorei a resenha *--*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parece ser uma leitura muito emocionante mesmo. Não é meu tipo de livro, mas pretendo ainda dar uma chance a Gayle. Sempre é bom variar.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, variar é preciso, é assim que descobrimos novas paixões literárias =)

      Excluir

Por favor respeite aos escritores deste blog assim como aos demais leitores, não use expressões de baixo calão.