Lemony Snicket - Mau Começo



Título Original: The Bad Beginning
Autor (a): Lemony Snicket
Editora: Cia. das Letras
Páginas: 148
Ano: 1999



Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã.


Mau Começo é o primeiro dos 13 livros da famosa série Desventuras em Série. Com um nome sugestivo, o próprio autor deixar claro no início do livro que este não é um livro como outro qualquer, com um final feliz.
  Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos. E isso porque momentos felizes não são o que mais encontramos na vida dos três Baudelaire.” p.9
Não consegui desprender minha atenção por nenhum segundo enquanto lia essa obra prima.
Um dos principais pontos positivos é o autor. Na verdade, Lemony Snicket é apenas um pseudônimo para o autor Daniel Handler e isto foi feito como uma forma de tornar a história mais fluida, inserindo Lemony Snicket como um personagem que tem conhecimento sobre outros acontecimentos, como se fosse um personagem mesmo da história, e nos conta pelo seu ponto de vista. O autor escreve como se estivesse tendo uma conversa informal com um amigo, e isso é muito divertido para qualquer leitor.

O livro foi escrito também para atingir um público mais novo (não se preocupe, mesmo se não se considerar novinho, você pode se divertir muito com ele), e o autor às vezes da umas pausas para explicar algumas expressões e palavras que ele usa, só que isso é feito de forma tão natural e simples que não lembra um dicionário e fica bem interessante por sinal.

Temos também outra peça que gosto muito em livros, notas. Elas nos ajudam a saber, por exemplo, a pronuncia correta o nome da família das crianças, Bodelaire.


O livro é, acima de tudo, um drama infantojuvenil, uma categoria de livros que não estamos acostumados a ver. Apesar de todos os momentos tristes, a história não é pesada e seus personagens são bastante cativantes e bem trabalhados e algo que muitos gostam, um vilão detestável.


Conheci a série quando assisti o filme Desventuras em Série de 2004 e depois disso descobri os livros, só que li o primeiro apenas esse ano. Por imaginar que o filme era só sobre o primeiro livro, esperava um pouco mais deste último, e talvez por isso tenha achado que a história foi um pouco carregada e meio repetitiva em alguns momentos, mas depois descobri que o filme era sobre os 3 primeiros livros e isso indica que os próximos só tendem a melhorar.


Uma história triste que vai te deixar feliz em lê-la.


3 comentários:

  1. Tenho muita curiosidade em ler Desventuras em série. Futuramente lerei :)

    http://leiaeimagine2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O livro parece bem interessante!
    bjs e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Por favor respeite aos escritores deste blog assim como aos demais leitores, não use expressões de baixo calão.